Notícias
IEMinho procura startups na área do Turismo
18 Outubro de 2016 - 11: 00

O IEMinho - Instituto Empresarial do Minho foi uma das 27 incubadoras do país escolhidas pelo Turismo de Portugal para assinar o protocolo de colaboração do programa FIT – FOSTERING INNOVATION IN TOURISM. O objetivo passa por desenvolver uma rede de incubadoras de empresas especialmente focadas no desenvolvimento de ideias e de modelos de negócio associados ao setor do turismo .

O protocolo agora estabelecido visa criar condições mais favoráveis para estimular o empreendedorismo no setor do turismo, através do desenvolvimento de novas ideias e modelos de negócio, com capacidade de revitalizar e potenciar a inovação e o crescimento competitivo do setor. Ou seja, com a colaboração do Turismo de Portugal, pretende-se a criação no país de uma rede de incubadoras de empresas especialmente focadas no desenvolvimento de ideias e de modelos de negócio associados ao setor do turismo, tendo em conta que as incubadoras são espaços preferenciais de apoio a novas iniciativas e de promoção do empreendedorismo, de inovação e de ligação a centros de conhecimento.
No âmbito do protocolo agora estabelecido e que tem a duração de 5 anos, o Turismo de Portugal compromete-se, por exemplo, a criar condições para o desenvolvimento de programas de aceleração associados ao setor do turismo, assegurar a participação de startups e de novas empresas associadas ao setor do turismo em incubação nas incubadoras abrangidas nas feiras de turismo no estrangeiro e disponibilizar o apoio das respetivas equipas de turismo no estrangeiro para a promoção de contactos internacionais nos mercados relevantes para o desenvolvimento das startups e empresas em incubação.
Já as incubadoras deverão, entre outros aspetos, fomentar uma cultura de empreendedorismo no setor do turismo e desenvolver as iniciativas adequadas a assegurar a integração nos respetivos programas de incubação de startups e de novas empresas que tenham em vista o desenvolvimento de novas ideias e de modelos de negócio associados ao setor do turismo.
No âmbito do protocolo, será também criado o prémio Turismo Incubadora do Ano que se destina a premiar as estruturas de incubação que mais se distinguiram no apoio ao desenvolvimento de startups e de novas empresas no setor do turismo, assim como no fomento do apoio ao empreendedorismo.

Associados
Cofinanciamento