Notícias
Incubadora do IEMinho acreditada para os Vales de Incubação
10 Outubro de 2016 - 17: 00

A incubadora do IEMinho - Instituto Empresarial do Minho está acreditada para acolher as startups que beneficiarão dos Vales de Incubação criados recentemente pelo Governo. O IEMinho foi escolhido para integrar a Rede Nacional de Incubadoras (RNI), que irá gerir, entre outros, a seleção e gestão de projetos a beneficiar dos Vales de Incubação, ao abrigo do programa Portugal 2020.


Para o coordenador do IEMinho, Rui Fernandes, ser convidado a integrar a RNI é um reconhecimento do trabalho que esta instituição tem vindo a desenvolver na região, nos últimos oito anos. Com 47 empresas incubadas no momento, num total de 125 postos de trabalho, o IEMinho continua a afirmar-se como a incubadora de excelência da região Minho. Com esta medida, o IEMinho terá um papel ativo nas medidas que estão a ser tomadas, no âmbito nacional, e poderá prestar um serviço ainda de maior qualidade aos seus empreendedores e incubados.

Os Vales de Incubação destinam-se a apoiar as startups portuguesas, e assegurarão as despesas de instalação e funcionamento de empresas em incubadoras acreditadas da Rede Nacional de Incubadoras com Programas de Incubação. No máximo, o apoio pode ir até aos cinco mil euros, com um máximo 75% de co-financiamento, destinados a apoiar as startups na contratação dos serviços de incubação, durante 12 meses, no modelo de negócio e em áreas como a gestão, o marketing, a assessoria jurídica e financeira, e no desenvolvimento de produtos e serviços.

As startups interessadas poderão apresentar a sua candidatura a este incentivo, sendo que terão de escolher uma incubadora acreditada, como é o caso do IEMinho. Após aprovação, a startup desenvolverá um plano de incubação conjuntamente com a incubadora.

Com os Vales Incubação dá-se o primeiro passo para que as ideias não fiquem no papel e para que os empreendedores possam cimentar um negócio. Desta forma, o Governo quer potenciar o sucesso no mercado de novas empresas, em atividades inovadoras e de valor acrescentado. Um dos objetivos é dinamizar a capacidade empreendedora e fomentar as
condições para a aceleração e o sucesso nacional e internacional de novas empresas, apoiando o desenvolvimento do negócio por via da contratação de serviços de incubação a incubadoras previamente acreditadas.

Associados
Cofinanciamento